Entre os dias 11 e 15 deste mês, aconteceu um dos maiores eventos de Social Media do mundo em São Paulo. Esta é a nova vez que ele acontece na capital paulista.O evento aconteceu simultaneamente em mais três cidades pelo mundo (Jacarta, Dubai e Londres). Ao total foram 362 palestrantes e mais 274 atividades, e a ARB teve a oportunidade de poder acompanhar algumas palestras ao longo destes dias.
Vista da ESPM
Uma das primeiras palestras foi da Catarina Pierangela, no qual, ela falou sobre como o perfil pessoal pode se promover como marca. Um dos exemplos mencionados foi o das pessoas compartilharem seus conhecimentos. Catarina, ressaltou a importância de se publicar com frequência nas principais plataformas de um jeito mais eficaz, com conteúdo importante,coerente e relevante para seu público, focando em seus objetivos profissionais ou corporativos.
Palestrante: Catarina Pierangela
Após esta palestra, no dia seguinte houve outra palestra feita pela consultora de marketing e especialista no assunto Tatti Maeda. Foi abordado sobre o marketing de influência e o que é necessário saber sobre ele. Tatti afirmou sobre a importância da reputação no âmbito profissional, a reputação é essencial, pois, segundo a consultora, todos somos uma marca. Foram percorridos passos para entender o poder da influência social, pilares e atributos essenciais, explicados através de vídeos.
Palestrante: Tatti Maeda
Apesar de não ter ido em muitas palestras, pois o tempo era curto, pude passar uma tarde e noite assistindo as últimas palestras. Começamos pela CoCreators, que falou sobre Influence Marketing e abordou o case de uma campanha que fez para um cliente(Dotz), que aumentava o número de visibilidade do uso dos dotz (tipo de pontuação usada muito no Rio). Foram mostrados desafios, aprendizados e oportunidades encontrados tanto pelo ponto de vista da marca/negócio, como do lado da agência e influenciadores digitais.
Partimos para a palestra da coach de alta performance, Carolina Hilal, que abordou sobre o marketing de conteúdo e sua reinvenção. Foi abordado que comunicação precisa ser reinventada para ultrapassar as barreiras. Segundo Carolina, o Marketing de Conteúdo se apresenta como a melhor solução para o cenário atual, utilizando a estratégia de atingir audiência para depois conseguir seguidores.
Coach : Carolina Hilal
O terceiro round foi Storytelling, métricas e engajamento, tema debatido foram: tipos e conteúdo digital, e como contar histórias que engajem um público cada vez mais impaciente e resistente a textos longos. O moderador foi: Ori Hofnung, diretor da Playbuzz LATAM, e os debatedores: Diego Maia, Digital Content Manager do Discovery, e Luiz Biagiotti, Country Manager do Outbrain.
Debate- Storytelling
O último round foi uma palestra sobre como é possível conciliar resultados pagos com espontâneos. A Matha Schubert, especialista em estratégia e influência pela Ketchum, explicou sobre uma campanha que foi feita sem investimento e na qual foi entregue 80 brinquedos para crianças e um bilhete singelo para reforçar a ideia da marca. A partir dessa campanha, as mães que receberam o bilhete, compartilharam de forma espontânea a gentileza que a Duracell fez. Inclusive uma youtuber que é mãe e recebeu o bilhete, fez um vídeo no You tube, gerando assim um resultado espontâneo. Prosseguindo a palestra, Matha também falou sobre alguns mitos do marketing.
Palestrante: Matha Schubert
Essa foi uma semana produtiva do Social Media Week, que acontece a cada um ou dois meses em cidades do mundo afora. A próxima será em novembro, entre os dias 13 e 17 de novembro, em Chicago (EUA).
Por :Esther Moraes