Instagram está ocultando fotos editadas sinalizando o conteúdo como “informações falsas”

Com o objetivo de combater a desinformação espalhadas por fotos e vídeos, o Instagram lança um recurso que sinaliza fotos falsas. Mas como tudo não são flores, essa novidade parece estar ocultando fotos editadas com photoshop de usuários que utilizam a ferramenta para fins profissionais.

A análise é feita através da combinação de relatórios e automação do usuário. O conteúdo que for suspeito será enviado a verificadores independentes para analisarem e revisarem, sinalizando como falso caso sejam.

Segundo o Instagram, o conteúdo será sinalizado como potencialmente falso por “uma combinação de comentários de nossa comunidade e tecnologia”. Então, se verificadores independentes identificarem que o conteúdo é realmente fake, três coisas acontecem:

  1. A foto ou o vídeo é removido das páginas Explorar e Hashtag para “reduzir sua distribuição”
  2. A foto terá o rótulo de “Informações falsas” em uma sobreposição que nem permite que você veja a foto ou o vídeo.
  3. Qualquer pessoa que tentar postar a mesma foto receberá um aviso de que está prestes a compartilhar informações falsas.

Entretanto, não é bem isso que está acontecendo. Aparentemente, até agora, o recurso está ocultando  todas as fotos que sofreram algum tipo de edição, seja uma sobreposição ou mudança de cor, sinalizando-as como fake.

Isso não é nada bom para os negócios, meus amigos, pois pode afetar todos que usam o Instagram para exibir seu portfólio criativo, obras digitais e composições de imagens.

Para ter a possibilidade de não passar por esta análise, você pode indicar que o conteúdo foi editado ou montado.

Fonte: Instagram está ocultando fotos editadas sinalizando o conteúdo como “informação falsa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *